Concepções de literatura e de leitura e sua inscrição
na ficção machadiana
na ficção machadiana
Centra-se na leitura, visualizando-a, por um lado, como prática social e, por outro, como exercício crítico-interpretativo. Assim sendo, parte da reflexão sobre a inserção da literatura em um modo de produção e de consumo que se atualiza sobre um plano econômico e outro de ordem institucional, o qual salienta sua natureza sistêmica. Considerando os elementos do processo de produção e de recepção, que esse duplo aspecto traduz, o projeto volta-se para a análise do modo como o próprio texto registra uma representação de leitura e de literatura, enfocando, no romance Quincas Borba de Machado de Assis, os procedimentos da auto-referencialidade e da intertextualidade e a aproximação entre diferentes campos discursivos que o texto enseja. Dessa forma, intenta transferir ao exercício da crítica a visão plural e heterogênea, própria da textualidade, com o objetivo de fazer migrar para a prática pedagógica uma visão mais abrangente da leitura, que, por sua vez , não pode ignorar os componentes sócio-econômico-culturais que nela interferem.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Diálogos estéticos: literatura e cinema
Tem como objetivo estudar as interfaces entre literatura e cinema, a partir de relações dialógicas, intersemióticas e sóciohistóricas estabelecidas entre textos literários e cinematográficos. Embora estejam calcados em linguagens diferentes, textos literários e cinematográficos têm em comum o fato de serem narrativas, cada qual com suas especificidades, as quais resultam em efeitos estéticos variados. Desde o início de sua história, o cinema tem se valido do acervo literário como hipotexto. Da mesma forma, com o aprimoramento da técnica e da linguagem, o cinema também provoca reflexos na própria literatura, instigando sua renovação. Nesse sentido, esta pesquisa prevê o estudo da teoria da literatura e da linguagem cinematográfica, para embasar a análise de textos literários e suas versões fílmicas, tendo como fulcro a linguagem, a adaptação, os efeitos estéticos, relações intersemióticas e de intertextualidade, bem como a recepção, o contexto sócio-histórico de produção e aquele representado nos textos, discutindo, inclusive, a relação da ficção com a história. Com isso, instaura um olhar interdisciplinar a partir da teoria da literatura, da comunicação e da história, na investigação das relações entre textos literários e cinematográficos. Linha de Pesquisa: Comunicação, literatura e tecnologias.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Estresse psicossocial de professores de uma escola inclusiva:
considerações sobre a ação docente diante da inclusão
considerações sobre a ação docente diante da inclusão
Tem por objetivo avaliar o estresse psicossocial de professores de uma escola inclusiva de Novo Hamburgo/RS. Tendo um caráter qualitativo e quantitativo, a presente proposta consiste em dois momentos de investigação. Num primeiro momento, pretende-se avaliar o estresse psicossocial através do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e através de entrevistas semi-estruturadas. O segundo momento, além de seguir a proposta de avaliação do estresse do primeiro momento, terá um cunho interventivo, através da realização de grupos de discussão sobre inclusão e de uma nova avaliação do estresse psicossocial através do ISSL. Este projeto de pesquisa tem potencial para contribuir com a formação de professores, apontando políticas públicas que façam interface entre Psicologia e Educação. Ademais, busca promover a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, através de articulações com disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos de extensão e com o Serviço de Psicologia da Feevale.
-----------------------------------------------------------------------------------
Marcas e sinais: meios de reprodução gráfica
Investiga questões híbridas da arte contemporêna através de processos e procedimentos plásticos que exploram marcas e sinais gráficos pelas monotipias como recurso para criar imagens. Articula os meios da gravura convencional com novas possibilidades de inter-relacionar processos de criação artística com a exploração de meios diretos de reprodução de imagens.
---------------------------------------------------------------------------------------
A representação da identidade alemã na produção literária riograndense
-----------------------------------------------------------------------------------
Intertextualidade e Aquisição da Linguagem: diálogos entre
o cinema e a literatura inglesa
Intertextualidade e Aquisição da Linguagem: diálogos entre
o cinema e a literatura inglesa
Tem por objetivo estudar as interfaces entre a aquisição de LII, literatura inglesa e o cinema a partir de textos literários e cinematográficos. Embora sejam diferentes, esses gêneros possuem em comum certas singularidades. Além da intertextualidade, será analisado a recepção, o contexto sócio-histórico de produção, dentre outros aspectos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário