terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Descrição do grupo



Grupo: Linguagens e manifestações culturais
O grupo de pesquisa, que tem como referência a área de Letras, de Artes e de Psicologia, desenvolve estudos teóricos e discute experiências no âmbito das linguagens, inseridas em diferentes contextos sócio-histórico-culturais. As atividades de pesquisa do grupo abrangem questões vinculadas à literatura, às artes, à lingüística, à psicologia, à história, aos processos e tecnologias da comunicação, bem como às inter-relações entre discursos, processos e produção cultural. Os avanços das pesquisas são orientados para a discussão e a reflexão teórica dos pressupostos das áreas e também para a prática escolar, com o intuito de atender à necessidade da formação de profissionais; contemplam a produção e a recepção da arte, a disseminação da leitura, as interações subjetivas, efetivadas pela oralidade e pela escrita, e a popularização do uso das novas tecnologias.



Linhas de pesquisa:
Linguagens estéticas: processos e produção
Investiga as múltiplas configurações das manifestações poéticas e de suas inter-relações com o sistema das artes e com os processos da cultura, historicamente situados, desenvolvendo pesquisas teórico-críticas relativas à literatura, às artes, ao cinema. Ela destaca os processos da leitura verbal e visual e a criação de textos, dando ênfase ao hibridismo de discursos e de linguagens e estimulando o uso de recursos tecnológicos, com o intuito de transferir metodologias inovadoras para o contexto escolar.



Aquisição e desenvolvimento da linguagem
Pesquisa a aquisição de Língua Materna (L1) e de Língua Estrangeira (L2), centrando-se na oralidade, na leitura e na escrita e levando em consideração a experiência social dos sujeitos como suporte da aquisição de uma língua.


Linguagem, subjetivação e saúde mental
Integra pesquisas que se destinam ao estudo das relações entre linguagem, modos de subjetivação e saúde mental. Concebe o sujeito como construído pela linguagem e trata dos diversos modos de inscrição do sujeito na linguagem. Aborda o desenvolvimento humano e a linguagem como fator de promoção, prevenção e intervenção em saúde mental, enfatizando a importância das manifestações expressivas nesse processo.



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